segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Marketing Pessoal


Ao contrário do sentido negativo que sua expressão carrega, o marketing pessoal não é uma tentativa de promoção a qualquer “preço”. Marketing Pessoal trata-se basicamente da forma como as pessoas se apresentam e se portam diante das várias situações a que são apresentadas ao longo de todo o seu dia. Está diretamente ligado ao atendimento ao cliente. Desta forma, seguem algumas dicas:

1ª- Menos ou menas? Menos é um advérbio, portanto é invariável. Sendo assim, a palavra MENAS não existe. Exemplificando: frase errada – Hoje trabalhei MENAS horas. Frase correta – Hoje trabalhei MENOS horas. A palavra menos deve sempre ser utilizada no masculino e no plural.

2ª- Para eu ou para mim fazer? É erro frequente no Brasil o emprego da forma oblíqua mim com função subjetiva. Não se deve dizer "Estas laranjas são para MIM chupar", pois o mim aí está a exercer função de sujeito. Assim deve ficar a frase: "Estas laranjas são para EU chupar". Se dissermos simplesmente "Estas laranjas são para mim", a construção estará certa (o mim tem agora função dativa), mas se a essa expressão acrescentarmos um verbo qualquer no infinitivo, o mim deverá ser substituído por eu, porque passará a exercer função de sujeito desse infinitivo; o infinitivo é regido pela preposição e não pelo pronome. Estas laranjas são para quê? Para chupar. Quem vai chupar? Eu.

3ª- Apresentação pessoal para os homens: Ao vestir um sapato e um cinto, qual a forma correta de combiná-los? A cor do sapato deve ser a mesma cor do cinto. Ou seja, se irei vestir um sapato preto, o cinto deve ser da cor preta. O alinhamento dos botões da camisa social deve ser o mesmo alinhamento do botão da calça que deve estar alinhado com a fivela do cinto.

4ª- Gerundismo. Gerúndio é uma conjugação verbal da língua portuguesa que dá sentido de continuidade da ação. O gerundismo é uma locução verbal que utiliza de dois verbos, sendo um na forma de gerúndio. O uso repetitivo do gerundismo se torna um vício de linguagem. Exemplo: Ao atender a um telefonema a secretária de um consultório diz: “Apenas um minuto, senhor, estarei verificando se o Dr. está em sua sala e estarei solicitando a ele que entre em contato com o senhor”. O que dá a entender nesta frase: a atendente verificará várias vezes se o Dr. está na sala e, ao encontrar com ele, solicitará várias vezes para que ele entre em contato com a pessoa. Isto porque o gerúndio dá o sentido de continuidade da ação. A mesma frase sem o vício de linguagem ficaria da seguinte forma: “Apenas um minuto, senhor, irei verificar se o Dr. está em sua sala e solicitarei a ele que entre em contato com o senhor”.