quinta-feira, 9 de maio de 2013

Avaliação de Indicadores

Como o próprio nome fala, indicadores são relações criadas entre parâmetros a fim de obter uma informação para tomada de decisão.
O foco deste post será a avaliação da formação e crítica desses indicadores.
Vamos, então, ao relativismo: 1 milhão de reais para os Supermercados Pão de Açúcar é o mesmo que 1 milhão de reais para a Padaria do Manoel na esquina de sua casa? Não. Aposto que o Manoel ficaria extremamente feliz se  tivesse 1 milhão de reais em sua conta... O relativismo começa aí. Agora, a perda de pão francês que acontece nos Supermercados Pão de Açúcar em relação à Receita de Pão Francês se comparada com a mesma relação Perda X Receita na Padaria do Manoel teríamos um parâmetro de comparação, pois, quando criamos a relação Perda de Pão Francês / Receita de Pão Francês, temos uma fórmula que nos diz: DE TODA A RECEITA DE PÃO FRANCÊS, XX%  FOI JOGADO FORA! Essa relação pode ser comparada, pois ambos os estabelecimentos vendem e perdem Pão Francês.
Ou seja, sempre que pensamos em comparar parâmetros, precisamos primeiros relativizá-los em uma relação que os deixam em pé de igualdade.
Contudo, comparar indicadores não é uma tarefa tão fácil assim. Vamos a outro exemplo: Seu Manoel acorda todo dia às 4 horas da manhã e começa a preparar o Pão Francês que será vendido aos clientes às 7 horas em ponto. Para isso ele tem que fazer a receita, misturar farinha, sal, água, deixar descansar, modelar.... enfim, várias atividades até que o pão possa ser assado para depois ser vendido. Por outro lado, os Supermercados Pão de Açúcar podem trabalhar com pão Francês congelado, que basta retirar do freezer e colocar para assar, isso diferencia a operação do Seu Manoel, pois, o Seu Manoel não tem condições que preparar receitas, inclusive receitas pequenas, o dia todo. Então, ele prepara muita receita de uma vez só, assa mais pão de uma vez só, e isso pode gerar perdas bem maiores ao Seu Manoel. Este exemplo todo foi para mostrar a vocês que além de verificar se os indicadores são comparáveis, temos que agrupá-los de forma que eles realmente sejam comparáveis. Isto se chama: Agrupamento em clusters. Ou seja, agrupar o que está sendo comparado de forma que eles realmente possam ser comparados. Dois exemplos de Clusters: 1- Comparar a Perda X Receita de Pão Francês do Pão de Açúcar com outra Padaria (de Supermercado ou não) que trabalhar com pão congelado; e 2- Comparar a Perda X Receita de Pão Francês da Pararia do Manoel com a Perda X Receita de Pão Francês do Joaquim, que tem o mesmo padrão de operação.
Aliado a isso, após verificarmos que os indicadores que estamos comparando são avaliáveis entre si, precisamos comparar a situação de mercado que esses indicadores estão. Por exemplo, ao avaliarmos a relação Custo de Produto Vendido X Receita da Vale com a Gol Linhas Aéreas, estamos praticamente comparando maçã com bananas, pois os segmentos de mercado são diferentes, sendo assim, 70% para uma pode ser suficiente para gerar margem de contribuição para pagar todas as despesas e ainda sobrar lucro para a empresa, enquanto para a outra não, em função da diferença do segmento de mercado/atividade a que se propõe a fazer.
Enfim, avaliar indicadores é fundamental para que as empresas melhorem seus resultados. É importante, também, que a empresa compare seus próprios indicadores mês a mês, ano a ano. Entretanto, ainda temos que continuar levando em consideração as sazonalidades para comparar meses e anos, mesmo dentro da mesma empresa.

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