quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ferramenta de Gestão: Orçamento


Não se assuste! Não estamos falando de um bicho de 7 cabeças, mas sim de uma das mais poderosas ferramentas que uma empresa pode adotar para obter sucesso no seu negócio.

O Orçamento é uma ferramenta de gestão que utiliza da dados passados para tentar prever o futuro dos dispêndios de determinado negócio. Agrega-se a isto várias informações que potencializam a sua eficácia, por exemplo: PIB da região de atuação e sua previsão de crescimento; IPCA/IGPM (aí você escolherá o índice que mais se adequa ao seu negócio); taxa de juros e previsões futuras; dados do cenário macro e microeconômico; taxa esperada de crescimento dos seus negócios e outros.
Pontos importantes para trabalhar um bom orçamento:

Conseguir dados CONFIÁVEIS da atividade por, aproximadamente, 5 anos passados;

Defina responsabilidades, prazos e diretrizes que serão seguidos e respeitados por todos;

Ter um bom planejamento estratégico que indique: o que a empresa quer ser; onde ela está; Market Share esperado para daqui 5 anos; o que fazer para alcançar esses objetivos;

SEMPRE alinhar o orçamento ao planejamento estratégico, caso contrário, a empresa está fadada a perder a efetividade de seu orçamento;

É importante “orçar” dentro do orçamento todos os investimentos que a empresa pretende realizar no período, e não somente os dispêndios básicos para manter o negócio funcionando;

Sempre adote posturas conservadoras ao orçar, porém realistas!

Com base nos projetos de investimentos que a empresa tem a fazer no período do orçamento, quais os que terão melhor relação custo X benefício, ou seja, quais os projetos terão o maior retorno com o menor investimento? Priorize-os!

O orçamento empresarial, uma vez aprovado por todos os envolvidos, torna-se um “contrato” compromissado por todos. Entretanto, isso não quer dizer que não possa ser alterado. Contudo, aumentos de orçamento devem ser aprovados mediante justificativa plausível, mensurada e com resultados esperados bem definidos. Os responsáveis pela aprovação de alterações são: Presidente, Vice-presidentes e Diretores.

Enfim, o orçamento empresarial responde às seguintes perguntas para os gestores da empresa:
- Teremos lucro no próximo exercício?
- Os projetos de investimentos que estamos traçando, de acordo com nosso planejamento estratégico, inviabilizam nossa operação?
- Geraremos caixa suficiente para bancar esses projetos e ainda nossas operações rotineiras?
- Será necessário recorrer a empréstimos para realizarmos nossos projetos? Se sim, ainda são viáveis?
- Este projeto está alinhado com nosso Planejamento Estratégico?


Nenhum comentário:

Postar um comentário